O Mineiro e o Queijo

Contei que estava viajando mas não disse onde, né? Pois bem, eu estava em Passos – MG, minha cidade natal e onde a maior parte da minha família mora.

Estava pensando como eu iria compartilhar com vocês a minha experiência desses dias lá, mas é muito difícil descrever como é estar em Minas, viver em Minas e mais ainda como é ser mineiro. Eis que uma amiga comentou sobre o novo documentário do cineasta mineiro Helvécio Ratton – O Mineiro e o Queijo – ao ver o trailer achei que seria a melhor maneira de mostrar um pouco do que é ser mineiro através de um de nossos maiores tesouros: O QUEIJO MINAS.

A minha cidade fica no entorno da Serra da Canastra, uma das principais regiões queijeiras do estado, o meu sotaque ainda guarda essas nuances e a paisagem do documentário é a paisagem da minha vida. Hoje moro no Paraná (Amo Londrina!), mas ser mineiro não é algo que se escolhe e não depende de onde, por acaso, você está morando no momento é algo está na sua essência e pronto.

O documentário trata de uma questão absurda: existe uma lei federal que proíbe a venda do Queijo Minas Artesanal fora do estado e levanta a questão: “O que é bom para os mineiros, não é bom para o Brasil?”.

——
I told him I was traveling but did not say where, right?

Well, I was in Minas Gerais, one of the oldest Brazilian state, where is my hometown and where most of my family lives. I was thinking how I would share with you my experience of these days there, behold, a friend commented on the new documentary by filmmaker Helvécio Ratton, “O Mineiro e Queijo” (Mineiro are the people who born in the state and Queijo means Cheese). When I saw the trailer I thought this is the way to showing an of our greatest treasures: CHEESE.

My city is in the surroundings of the Serra da Canastra, my accent still bears those nuances and the landscape of there is the landscape of my life. Today I live in the Parana state, but be mineiro is not something you choose and do not depend on where you are living, it is something that is in your essence.

Leave a Reply