T. Izawa e as minhas mais doces lembranças

Hoje pela manhã no twitter (segue lá @lilouestudio) me emocionei ao ver uma foto de um livro infantil da Bela Adormecida postada pelo Tio.faso (Pra quem não conhece ele é a mente e mãos por trás da marcamaria, além de ser o meu bonequeiro brasileiro preferido. Comentei sobre a descoberta do meu bonequeiro russo favorito  Vladimir Gvozdev nesse post. Opa, perdi o foco, voltando…). Eu tinha esse livro que fazia parte da minha coleção favorita quando criança, mas os anos se foram sai de casa e esses livros se perderam.

De uns tempos pra cá, todas as vezes que fui a um sebo (e quem me conhece sabe que não foram poucas!!!!) procurei algum desses livros e nunca encontrei. Sem lembrar o nome da coleção e muito menos dos autores/illustradores não tinha grandes esperanças de encontrar.

Te amo eternamente, Tio.Faso!!!

Já com o nome do ilustrador deuso em mãos, TADASU IZAWA, me joguei no google para procurar mais informações sobre o responsável por boa parte da minha imaginação infantil. Para a minha decepção o google (que nem sempre sabe tudo!)  foi de pouca ajuda, descobri que  os livros foram lançados no Japão na déc. de 60 e foram vendidos mundo afora. A decepção pela falta de informação online só não foi maior porque encontrei várias imagens.

Sempre fui detalhista e lembro de passar muito tempo observando as imagens e degustando cada detalhe, ficava enlouquecida com os vestidos da Cinderella e conseguia ver os personagens se movimentando de tanto que era real para mim. Essa página dos gatinhos lavando as luvinhas é do meu livrinho favorito (sim, sempre fui louca por gatos!). 

Quem souber de algum livro, periódico, jornal, pergaminho ou mesmo site sobre o T. Izawa, please, me ajudem!

16 Comments on T. Izawa e as minhas mais doces lembranças

  1. tio .faso
    15 de maio de 2012 at 19:11 (2 anos ago)

    Olha só que grata surpresa ter sido um gatilho aleatória para recordações de infância!

    Relembrando o meu passo hoje pela manhã com esses livros, revivi que SEMPRE estive com bonecos em minha vida, seja brincando com Comandos em Ação/He-Man, assistindo animação stopmotion (quem nunca viu no natal “Rudolf: a rena do nariz vermelho” no SBT?) e “lendo” livros ilustrados por Tadasu Izawa. Realmente é uma decepção ter tão pouca informação sobre ele… ¬¬’

    Já que você falou de bonequeiros favoritos (obrigado pelo carinho! X) ), o meu “personal hero contemporâneo” é o Chris Nickels do Red Nose Studio – conhece?

    Um super abraço e muito obrigado pela lembrança! X)

    tio .faso

    Responder
  2. Heloisa
    21 de maio de 2012 at 18:04 (2 anos ago)

    Olha só que descoberta!!! Também fui encantada por esses livros! Que nostalgia! Os detalhes são realmente muito lindos, olhando agora agente percebe muito mais. Os meus se não me engano também se perderam, ou estão em alguma caixa muito bem escondida hehe

    Responder
    • Lilou Estúdio
      21 de maio de 2012 at 18:22 (2 anos ago)

      Demais, né? Minha mãe está procurando os meus, mas não tenho muitas esperanças que ela encontre. Mas qualquer hora dessas eu acho um em algum sebo por ai….

      Responder
  3. Amanda M!
    23 de maio de 2012 at 2:51 (2 anos ago)

    Nosssaaa! Eu ainda tenho esses livros! Quando era pequena, adorava os bonecos e tudo mais. Graças ao cuidado da minha mãe, ainda tenho os livros e eles estão inteirinhos. Tenho toda a coleção, uma graça.

    Responder
    • Paula
      18 de julho de 2012 at 15:59 (2 anos ago)

      Olá, Amanda! Você tem o livro dos gatinhos e as luvinhas?! Esse é meu livro preferido desde criancinha, nunca esqueci dele e, agora que eu tenho uma filhinha, eu gostaria muito de contar a historinha para ela… Mas não me lembro exatamente da história toda… Vc poderia copiá-la para mim, por favor?!!! Ficaria muuuuito contente!!! Lembro que era mais ou menos assim:
      “O gato e as gatinhas, sujaram as luvinhas… cada um falou assim: Mamãe, mamãezinha, sujei minhas luvinhas!
      Gatinhos levados, gatinhos travessos (ou algo assim)… sujaram as luvinhas?! Miau, miau, miau… não vão comer mingau!…”… rsrsrsrs… não era mais ou menos isso?!… rs…
      Ficaria muito feliz se você pudesse reavivar minha doce memória de infância!!! Beijinhos!!! =)

      Responder
    • Leandra
      21 de agosto de 2012 at 4:01 (2 anos ago)

      Por favor Amanda, há anos eu também procuro esses livrinhos. Mande-nos alguma referência: autor, editora, etc. Se vc tiver condições de scanear melhor aínda. Sei que seremos váriaspessoas muito gratas a vc.

      Responder
      • Lilou Estúdio
        26 de agosto de 2012 at 17:49 (2 anos ago)

        Oi, Leandra! Comprei 2 livros da coleção (Cinderela e O Gato de Botas) no fim de semana passada! O nome da coleção é Coleção Joinha, pela Editora Record e são de 1971.
        Ainda estou procurando o Gatinhos e as luvinhas.
        Até mais,

        Responder
  4. Glauciane
    5 de janeiro de 2013 at 20:43 (2 anos ago)

    Ola gente, minha mãe comprou somente uma caixa da coleção para nos na infancia, tenho 8 livros desta coleção, infelizmente não tenho “Os Gatinhos e as Luvinhas”, mas se tiverem interesse escaneo os que tenho e mando para a turma saudosista. Os titulos são: O Patinho Feio; O Gato de Botas; Branca de Neve e os Sete Anões; Os Três Porquinhos; A Galinha Ruiva; Historias de Ninar; Pinoquio e Joãozinho e o Pé de Feijão.

    Responder
    • Ana Parolo
      21 de março de 2013 at 3:40 (1 ano ago)

      Olá
      Acabei de ler meu livro de infância para a minha filha, A Galinha Ruiva.
      Agora q ela dormiu, resolvi pesquisar na internet onde teriam outros livros da Coleção Joinha para vender. Por isso cheguei até aqui!
      Mesmo com uma extensa gama de livros, é incrível como esse é o livro q minha filha mais pede para q eu leia!
      Abraços

      Responder
  5. andrea
    14 de abril de 2013 at 15:23 (1 ano ago)

    Tambem amava estes livros ilustrados assim. Perecm reais memso. Estou tentando achar o livro na internet do gatoe s gatinhas que perderam as luvnhas A unica pagina que encontrei na pesquisa foi a sua e o libro e exatamente o que voce colocou na foto (gatinhos lavando as luvinhas). POde me dizer o nome do livro? Obrigada!!!!
    Andrea

    Responder
    • Lilou Estúdio
      15 de abril de 2013 at 14:39 (1 ano ago)

      Oi, Andrea! Eu também penei para conseguir algumas imagens! O livro dos Gatinhos eu não tenho, mas estou procurando.
      tenho só a Cinderela e o Gato de Botas! Se eu conseguir aviso!

      Responder
  6. Linjandete Mundoco
    3 de maio de 2013 at 18:45 (1 ano ago)

    Alguém que tenha o livro dos gatinhos, por favor escaneie para nós relembrarmos. QUERO MUITO!

    Responder
  7. Um anjo em sua vida
    13 de julho de 2013 at 6:22 (1 ano ago)

    Para Paula coitada desesperada ,daqui a pouco a filha dela ta casando e ela esta contando a historia do gatinho tudo errada, para a Leandra tambem e por fim a Andreia ,ahh !! e tambem a Lilou Estudio que se empenhou nessa luta com vcs, primeiramente eu achei que so eu nessa vida tivesse tido esse livro , e jamais imaginei que alguem iria saber algum trecho dele kkkk , que bom poder ajudar vcs ,como sempre me destaco !!! kkk brincadeirinha ….bom eu sei ele do comeco ao fim de cabeca , mas tambem perdi o meu ,essas fotos que vcs tem nao e original ,quando vcs virem a capa dele ,vai vir toda a lembranca e vao se emociona r, vamos la , o nome do livro e ” OS TRE GATINHOS ” colecao reino encantado de 1970 e esta a venda por R$ 50,00 no mercado livre acredite se quiser , ate mais espero muito agradecimentos fui , kkkkkkk minha infancia foi maravilhosa ,mas tambem ninguem me perguntou nada ne kkkkkkkkkk fuiiiiiiiii

    Responder
  8. Um anjo em sua vida
    13 de julho de 2013 at 6:29 (1 ano ago)

    E REINO DA FANTASIA , nao reino encantado ,quem colocou reino encantado na minha 1 resposta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responder
  9. Um anjo em sua vida
    13 de julho de 2013 at 16:19 (1 ano ago)

    REINO DA FANTASIA CHAMA -SE “OS TRES GATINHOS”esta a venda no mercado livre ok

    Responder
  10. Carolina
    28 de fevereiro de 2014 at 17:39 (5 meses ago)

    Olá! Adorei rever a página do livro “Os três gatinhos”. Estava procurando no google o nome de um dos meus livros favoritos da infância (só lembrava a estória) e encontrei o seu blog. Fiquei muito feliz mesmo! Ah, para quem perguntou, a edição mostrada pela autora do blog faz parte da Coleção Joinha da Editora Record.
    Abraço.

    Responder

Leave a Reply



CommentLuv badge