O Aguayo e as novas cadernetas

Quando eu ganhei esse tecido da fofa Thais Fujarra do Yellow Estúdio fiquei logo empolgada para produzir alguma coisa com ele, mas também fiquei intrigada para saber mais das tradições e história ligados a ele.

O Aguayo (ou Awayo, como vi em alguns locais) é um tecido típico da região dos Andes. Sempre produzido em lã (de Alpacas, Vicunhas e Lhamas) ou algodão, ambos abundantes na região, as cores e desenhos mudavam de acordo com a época e etnia. Produzido desde 1.500 a.C., o aguayo seguia um rígido sistema hierárquico onde alguns padrões e cores eram reservados a determinadas classes da sociedade. Hoje acredito que o tingimento da lã seja industrial, porque as cores são muito fortes e brilhantes, mas antigamente eles usavam cores minerais, vegetais e animais.

Na região dos Andes, o tecido é usado na confecção de roupas, acessórios e também como Sling (aquele tecido que as mães usam para carregar seus bebês juntos ao corpo). Demais, né?

Essa é uma pequenina amostra do resultado. Fiz uma edição limitadíssima de cadernetas, estilo Moleskine, com cores diferentes nos detalhes. Vocês podem ver todas na nossa loja virtual.

O que acham?

P.s.: A Thais comprou o tecido quando esteve na Bolívia fotografando para a Madre Cortes. Assista o vídeo da campanha para ter uma pequena amostra desse lugar incrível.

Madre Cortes – Viva Latina / Summer 2013 from Captura on Vimeo.

Leave a Reply