Receitinhas Lilou #2 – Bolo de cenoura + Brigadeiro

Tenho que confessar: os meus bolos sempre dão errado.

Como toda mineira (ou quase toda) me dou bem na cozinha, afinal desde pequenina ficava em volta da minha mãe enquanto ela fazia todas as aquelas delícias mineiras que vocês podem imaginar, mas eu tenho um ponto fraco (muito fraco diga-se de passagem): BOLOS.

Sempre erro a mão, eles transbordam, ficam secos, queimam ou ficam embatumados (essa palavra existe mesmo?), por isso nas minhas férias confrontei minha mama sobre a lacuna na  minha educação culinária e decidimos que eu iria fazer alguns bolos com a supervisão dela. E não é que ele deram certo? A mamãe do lado faz toda diferença….

Com a confiança um pouco restaurada cheguei na pequena Londres (aham, o apelido metido de Londrina é esse!) e tentei novamente a receita e FUNCIONOU!!!!

Por isso, resolvi fazer de novo o bolo e fotografei as etapas para mostrar pra vocês. Vai por mim, esse bolo de cenoura é a prova de erros, afinal consegui repeti-lo 3 vezes com sucesso!!! \o/

Como não queria fazer apenas um bolo de cenoura resolvi tentar algo diferente, que tal um bolo de aniversário de cenoura?

Para a massa você vai precisar de:

bolo-de-cenoura-receita-lilou17

  • 2 xíc. de cenouras cruas picadas,
  • 3 ovos
  • 1 xíc. de óleo
  • 1 colher de sopa (BEM CHEIA) de fermento em pó
  • 2 xíc. de farinha de trigo
  • 1 1/2 xíc. de açúcar

bolo-de-cenoura-receita-lilou14Coloque os 3 primeiros ingredientes (cenoura, ovos e óleo)  no liquidificador e bata.
Dica: dependendo a potência do seu liquidificador pode ser necessário usar a função PULSE no começo pra quebrar a cenoura.

bolo-de-cenoura-receita-lilou13Quando a massa estiver homogênea e sem pedacinhos de cenoura está bom.

bolo-de-cenoura-receita-lilou12Numa vasilha grande misture a farinha, açúcar e fermento.

bolo-de-cenoura-receita-lilou11Adicione a massa batida no liquidificador. Pode colocar toda de uma vez só.

bolo-de-cenoura-receita-lilou10Misture com cuidado!
No começo parece que é pouco líquido para muita farinha, mas vai por mim aos poucos as duas partes se juntam e tudo funciona direitinho.

bolo-de-cenoura-receita-lilou9A massa está pronta! Se você quiser fazer um bolo de cenoura tradicional é só adicionar a massa numa forma untada com manteiga e enfarinhada, depois levar ao forno médio/baixo por 35 a 40 min.

Agora se você vai se aventurar no bolo recheado VEM COMIGO!!!
bolo-de-cenoura-receita-lilou8Eu decidi fazer o bolo com três camadas, por isso dividi a massa em 3 formas redondas pequenas. Se for fazer um bolo maior é melhor fazer 2 receitas de massa, ok?

Forrei as formas com papel manteiga, assim você desenforma com facilidade e não corre o risco de machucar a borda do bolo.

bolo-de-cenoura-receita-lilou7Divida a massa por igual e distribua nas formas.
Depois é só levar ao forno médio/baixo por 35 min.

bolo-de-cenoura-receita-lilou6Para ter certeza que o bolo está  assado direitinho veja se ele está dourado e fure o meio do bolo com um palito, se o palito estiver limpo quando você puxar está bom.

Agora vamos a parte gorda (!!!!), faça um brigadeiro mole e deixe esfriar!  Peraí, todo mundo sabe fazer brigadeiro certo?   Se tiver na dúvida é só colocar 1 colher de sopa de manteiga, 1 lata de leite condensado e 2 colheres de sopa de chocolate em pó (achocolatado também funciona) e levar ao fogo mexendo sempre pra não grudar no fundo.

bolo-de-cenoura-receita-lilou18Eu tenho esse prato pra bolo que comprei pro aniversário de 1 ano Lilou Estúdio (lembra?) e adoro, por isso sempre que posso uso ele.

Desenformei e coloquei o primeiro bolo direto no prato, depois uma boa quantidade do brigadeiro e por cima (sem apertar) coloquei o segundo bolo.

Ah, você notaram que eu coloquei o recheio só no meio do bolo? Assim, quando coloco a outra camada de bolo a pressão distribui o recheio por igual.

bolo-de-cenoura-receita-lilou2Depois mais uma camada de brigadeiro e por último (sem apertar, por favor) o terceiro bolo.

bolo-de-cenoura-receita-lilou15Pra decorar, polvilhei açúcar de confeiteiro com a ajuda de uma peneira. Faz uma baguncinha, mas eu adoro o efeito.

bolo-de-cenoura-receita-lilou16

Agora é só devorar!!!!

Que tal?

 

6 Comments on Receitinhas Lilou #2 – Bolo de cenoura + Brigadeiro

  1. Julia
    25 de julho de 2013 at 18:51 (1 ano ago)

    OI! Lindo bolo!!

    Qual o formato das assadeiras que usou?

    Responder
  2. Camila Gerarde
    27 de agosto de 2013 at 23:03 (11 meses ago)

    Suas fotos são lindas, amei o seu blog :)
    E suas receitas… Aí que vontade de fazer todas :p

    Responder
  3. Marcia Miyata
    24 de setembro de 2013 at 14:53 (10 meses ago)

    Que fotos mais lindas, super me animei de fazer. Você é muito didática e sempre coloca comentários a respeito da própria receita ou de algum ingrediente. Adorei conhecer esse seu “lado”. As fotos ajudam muito e como eu também tenho dedo meio “podre” para bolo, achei que seria uma boa tentar arriscar já que é a prova de “erros”. rs. Obrigada por compartilhar tanta coisa delícia!

    Responder
    • Lilou Estúdio
      26 de setembro de 2013 at 18:14 (10 meses ago)

      Depois me conta como foi!!!! Beijos,

      Responder
  4. Eduardo
    15 de outubro de 2013 at 18:32 (10 meses ago)

    Adorei a receita…. levei um susto ao descobrir que vc tb é de Londrina. Sou um desastre na cozinha, mas esse bolo parece ser tao bom, vou tentar fazer e te conto no que deu. Abraços.

    Responder

1Pingbacks & Trackbacks on Receitinhas Lilou #2 – Bolo de cenoura + Brigadeiro

  1. Wishlist de aniversário
    9 de outubro de 2013 at 6:02 (10 meses ago)

    […] louca por doces e desde que resolvi aprender de vez a fazer bolos (já contei um pouco sobre isso aqui) estou louca por uma batedeira da KitchenAid, mas como a bichinha é cara pra dendéu aqui vou […]

    Responder

Leave a Reply



CommentLuv badge